quinta-feira, 10 de setembro de 2009

NOVO MANGÁ PELA JBC (GOLGO 13)

Golgo 13 no Brasil Pela JBC

Por essa ninguém esperava: a JBC irá lançar no mercado brasileiro o excelente Golgo 13 um dos mangás mais cults (e importantes!) do Japão. Criação de Takao Saito publicada desde 1969 na antologia Big Comic, a saga do assassino profissional tem até o momento impressionantes 148 volumes, sendo um dos títulos mais longos de que temos notícia.

A chegada de Golgo 13 pela JBC tem um grande significado para o mercado, já que aponta o investimento da editora em títulos menos populares entre os fãs de anime, mas que agradam em cheio a um público mais adulto, que não vê mais graça nos blockbusters que invadem as bancas brasileiras. E esse é um detalhe importante: a JBC sabe que quem irá procurar por Golgo 13 é mais maduro do que o público habitual da editora, portanto lançará o título diretamente em livrarias e lojas especializadas.

Apesar do tamanho da obra (quase 150 volumes não é pra qualquer um!) é bom lembrar que por aqui chegarão inicialmente algumas edições selecionadas e outras serão lançadas de acordo com a demanda pelo material. É importante salientar que Golgo 13 não segue o padrão da maioria dos mangás, que se arrastam por várias edições como uma novela. Cada volume é fechado, e não há necessidade de acompanhar todas as edições pra saber o que está havendo.

O assassino de aluguel também ganhou “vida” fora dos mangás. Em 1973 foi produzido um filme live-action pela Toei, que repetiria a dose em 1977. Em 1983 a TMS (a mesma de Monster Rancher e Lost Canvas) lançou um longa animado que saiu no Brasil em VHS pela Flashstar em meados de 1996 com o nome Golgo 13 – O Profissional. Em 1998 houve um OVA e finalmente em 2008 a obra de Takao Saito chegou à tv japonesa em um anime de grande sucesso.

Se Golgo 13 for bem recebido nas livrarias é possível que a JBC invista em outros títulos de apelo mais adulto e menos comercial, focados em um público mais seleto que procura por materias diferentes dos encontrados nos mangás mais tradicionais e mesmo nos comics – um terreno já explorado pela Conrad e Zarabatana. Com isso o mercado brasileiro tenderá a crescer não somente em quantidade e qualidade, mas em opções para todos os gostos.

*Fonte: JBOX www.jbox.com.br

Nenhum comentário: